segunda-feira, 7 de março de 2011

A Carol-Mãe!

A chegada do Pedro em minha vida, foi uma espécie de transformação da Carol menina-mulher para  a Carol Mãe.
Apartir desse momento, nasceu em mim sim, uma Mãe de verdade.
Uma Mãe que chora junto ao seu filho que sente dor.
Uma Mãe que passa noites sem dormir ao lado de seu filho recém-nascido com medo que algo o aconteça.
Aquela que em todos os sonhos e desejos, o de ver seu filho bem, se destaca.
Aquela que coloca tudo de lado pelo bem estar da sua cria.
Que o defende de tudo e todos e preciso.
Que o AMA e o ACEITA, mesmo ele não sendo como idelizado. O ama assim como ele é. Porque é assim que ele é perfeito.
Uma Mãe de verdade... é
Aquela que ensina mil vezes a mesma coisa sem se importar, até que ele assimile.
Que abidca alguns anos de sua vida para se dedicar a função de Mãe, sem que isso lhe seja algo ruim.
Que acredita e confia na capacidade do seu filho, independentes de suas limitações.
Mas...nem todas as Mães que ganham um presente desse, SER MÃE, reconhece o seu verdadeiro valor.
Para muitas ser mãe é apenas uma circunstância da vida. "Ah! Casei e preciso de filho. Basta!"

Não seja esta Mãe, deixe que o verdadeiro amor de Mãe nasça junto com seu filho.
Uma Mãe, não precisa ser perfeita, na verdade elas não são.Elas erram, se enganam, magoam as vezes...
Mas nos amam acima de tudo.
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aconteceu esses dias de uma colega me procurar falando que sua irmã grávida, havia feito o exame de ultrasonografia da translucência nucal, para quem não sabe, nesse exame é medida uma quantidade de liquido existente na nuca do bebê. Existe um valor normal(Se a medida estiver até 2,5 milímetros, significa que esta tudo bem com o feto. Medidas acima deste valor, em 90% dos casos, podem indicar um feto com problemas, geralmente devido a uma alteração cromossômica, podendo ser uma Sindrome de Down, Síndrome de Edwards, entre outras.)Mas a Sindrome de down é a mais comum e atinge 1 a cada mil nascidos.
Elas estavam muito apreensivas com essa possibilidade, é normal, o diferente nos assusta mesmo.
Eu as disse que existe exames para saber exatamente qual o tipo de alteração genética, precisa conversar com seu médico e então entrarem num acordo.
Descobrir que seu filho tem uma sindrome ainda dentro da barriga, eu acho bem mais dificil do que ser pega se surpresa.Não sei como séria toda minha gravidez imaginando o futuro do meu filho. Acho que até achar respostas para minhas dúvidas seria uma tortura. Porque imaginaria diversos problemas a mais sem necessidade. O "e se ele...?e se for assim?" me mataria!
Eu não teria uma gravidez tranquila como tive. Apesar do sustão tomado, eu preferir assim!
E se eu optasse por interroper a gravidez por achar que poderia ser algo muito pior??Que ele sofreria, sendo assim melhor que não vivesse...Coisas do tipo que costumamos pensar num caso desses.Costumamos dar uma de DEUS. Não sei qual seria minha reação.(a principio)
Ela disse que passou meu Blog para a irmã e ela se sentiu muito confortável com a possibilidade de seu filho ter a sindrome de down.Por conhecer nossa história e de quanto normais e especiais essas crianças são.
De anormal só o preconceito que existe em nossos corações. Por elas "apenas" furgirem do dito "Normal".
Mas vou lhes dizer uma coisa, eu fiz o exame da translucência nucal, como elas me preguntaram, o valor da de Pedro deu normal e mesmo assim ele nasceu com a Sindrome de Down. Não sei se dar pra confiar muito. Perguntei a Médica que fez o exame como foi possivel isso acontecer. Ela me explicou que não costumam dizer, mais a TN(translucencia nucal), não é 100% para a sindrome de down, e sim 100% para as sindromes(ou doenças) incompativeis com a vida. Em alguns casos(não todos) a SD é vista por esse exame.E após, confirmada com a  amniocentese. Que é capaz de detectar milhares de sindromes cromossomicas.  Normalmente, o exame é feito a pedido dos pais, e não por indicação médica. Pois esse, a um risco de aborto em 1% dos casos.(pelo que sei).
(No Brasil, ao contrário do que acontece em alguns outros países, a lei não permite a interrupção da gravidez em caso de um defeito genético como a síndrome de Down,(aqui na suiça sim) mas em alguns casos juízes têm autorizado abortos seletivos no caso de síndromes ou malformações que representem incompatibilidade com a vida. O resultado da amniocentese pode ajudar na tomada desse tipo de decisão, que precisa ser analisada caso a caso, sempre fundamentada com uma série de laudos. É necessária a ajuda de um advogado ou de um representante do Ministério Público, e nem sempre a autorização é obtida.
Em caso de problemas menos graves, o conhecimento prévio dos defeitos congênitos do bebê facilita o atendimento à criança logo depois do nascimento (preparação de UTI neonatal, presença de especialistas etc.), além de preparar a família para o que está por vir. A amniocentese também pode ser usada para determinar a paternidade da criança pelo exame de DNA antes do nascimento, embora seja incomum ela ser realizada apenas por esse motivo.)
A amniocentese é mais comumente feita entre a 15a e a 18a semana de gravidez. Ela pode, porém, ser realizada já na 12a semana. A realização do exame antes da 14a semana demonstrou representar um risco maior de abortamento. No segundo trimestre, já há líquido amniótico suficiente dentro do útero para que os especialistas possam retirar uma amostra adequada sem colocar o bebê em risco muito alto. Se por algum motivo o bebê tiver de nascer prematuro, o obstetra pode sugerir a realização da amniocentese para verificar se os pulmões dele já estão amadurecidos.

 mulher permanece deitada, enquanto o médico, usando imagens de ultra-som para se orientar, identifica um bolsão de líquido amniótico a uma boa distância da placenta e do bebê. Em seguida ele insere uma agulha comprida na barriga da mãe para retirar o líquido.
Você pode conversar com o médico antes para ver se ele prefere usar uma anestesia local, mas muitos especialistas acreditam que ela não é necessária. Através da agulha, o especialista retira uma pequena quantidade de líquido amniótico -- cerca de duas colheres de sopa. O líquido contém células do bebê, substâncias e microorganismos que podem esclarecer muitas dúvidas sobre a saúde da criança.
O processo de localizar o melhor lugar para o exame, com a ajuda do ultra-som, pode levar até 20 minutos. A punção do líquido em si demora apenas cinco minutos. Depois que a agulha é retirada, a mulher pode sentir cólica. O médico vai monitorá-la para ver se o útero está contraindo, e ouvir o coração do bebê para garantir que ele não tenha sofrido nenhum estresse por causa do exame.
(fonte:http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/exames/amniocentese/#4).

Acho que deu uma esclarecida para as futuras mamães!!!
Minha mensagem para você futura mamãe de uma criança portadora da sindrome de down:
Não te desesperas, não é lá isso tudo que vemos e pensamos... Não te assusta.
Meu filho é tão perfeito e olhando para ele não vejo nada faltando(ou mais,seu cromossomo 21 triplicado).
Talvez esse cromossomo triplicado seja, mais amor para dar, mais atenção, mais paciencia...mais apredizado, mais respeito as diferenças com nosso proximo...A capacidade de apredizado é retardada sim... mais e dai? ele vai aprender sim! E aquelas crianças que nuncam poderão andar, falar, ver, ouvir... e mesmo assim MÃES DE VERDADE AS AMA E PEDEM A DEUS PELAS SUAS VIDAS.
Eu li certa vez que o cromossomo triplicado é resultado de muito amor entre os pais. é possivel né? Quem sabe... só Deus. E se ele te achou capaz de cuidar, se ele te confiou uma criança assim tão capaz de amar triplicamente é porque tu mereces, como presente, não como cruz a ser carregada toda vida.
Aceita de peito aberto essa benção que só tens a ganhar... vai por mim!
Não te entristesses por esse motivo, não por isso! Não há motivos para chorar, se desesperar... Há motivos para se alegrar pois uma criança irá nascer e precisa de uma mãe feliz em recebe-la!!!
Tá certo que terás mais trabalho com ela, precisaras de mais tempo para acompanha-la, para estimula-la, mais te garanto que cada minuto ao lado do seu filho valerá a pena.Quando você se deparar com ele que aprendeu a lhe abraçar ou lhe beijar, por você ter gastado seu tempo ensinando-o... ai como isso te fará feliz como eu estou hoje.... PEDRO APRENDEU A ME ABRAçAR E ME BEIJAR QUANDO EU O PEçO!!! Isso não tem preço!

Desejo que curta assim como eu esse presente que Deus me ofereceu e eu NÃO RECUSEI!!!!

iiii escrevi demais ne? Boaaaaaaaa sorteeeee! Fiquem com Deus!

13 comentários:

Unknown disse...

Carol, fico muito feliz ao ler tudo o que vc escreve.Como se transforma a cada dia num raro exemplar de mãe e mulher.Que todas as mães que passaram ou que passarão pelo que vc passou, tenham a sua sabedoria, o seu entendimento em aceitar o filho como ele é.Com algumas limitações,que aos poucos iremos superar,mais acima de tudo com um ser humano,pronto para amar,apto a nos ensinar verdadeiros valores.Bjs de quem lhe admira cada vez mais.Carmem Rosa, mãe do Raphael

Gislene disse...

Amiga, seu blog está lindo e informativo !!!
Parabénsss !!!
beijos bem grande para vc e o Pedrinho

Vanessa mãe da Luiza disse...

Carol...
Que bom que existem pessoas como você que divide experiências positivas sobre a síndrome do amor,pois quando fui pega de surpresa no nascimento da minha Lulu,me deparei com uma falta de informação impressionante e quando procurei na internet,foi desesperador!!!!Lendo tudo aquilo pensei que seria tudo muito tiste,mas vivendo com minha princesa percebi que minha filha nasceu dia 30/07/09 e a história dela começou a ser escrita apartir daquele dia,nunca iria encontrar essa hist´ria em livros.Realmente essas crianças são presentes de Deus,e só pessoas muito amadas por ele pode receber algo tão precioso.
Deus abençõe você e esse príncipe.Beijos

Unknown disse...

OI CAROL MUITO LINDO SEU BLOG!!!PARABÉNS ACHO Q VC É A MELHOR MÃE Q O PEDRINHO PODERIA TER!!!PARA TER A FELICIDADE Q ELE TEM ESTAMPADA NOS OLHOS!!PARABÉNS Q DEUS TE ABENÇOE SEMPRE!!!BJOS DA MAMÃE DO JOÃO!!!PALOMA EVELYN!!!!BJUSSSSSSSSSSS

michela disse...

Oiiiii, linda, eu fico muito felizzzzz, em ver que vc. estar tomando tudo isso na sua vida com bons olhos e com muita felicidade, pois , tem muita gente que ñ pensa o mesmo que nòs, infelizmente... Mais que vamos fazer, o importante è que Pedro tà bem , e feliz com a mainha que DEUS pois em seu caminho, eu hoje tive com uma menina, com sindrome de down, e ela era maravilhosa, tinha 14 anos e muito inteligente , conversadora e alèm de tudo carinhosa, esse è o presente que DEUS le deu, aproveita prima e ser felizzzzzzzzz.

senhorasantanna disse...

Ter amiga como vc, NAO TEM PREÇO!!!rsrrs.Eu tb ja me perguntei um dia, o q teria feito se soubesse da SD do Felipe durante o exame?Nao seria uma gravidez tranquila...e com o passsar dos dias percebi q NAO È UM BICHO DE 7 CABEÇAS, como ouvi de alguns medicos q eles nao sabem se comportar, q tem vida curta e mais um monte de baboseiras.AMO MEU FILHO INCONDICIONALMENTE!ESTOU APRENDENDO A LIDAR MELHOR COM O PRECONCEITO DO SER HUMANO.Como o nome ja diz , sao conceitos PRE estabelecidos... de forma ignorante!
Parabens pela "cara nova" do blog!
Claudia Helena(a carioquinha, kk)

Nilson de Souza disse...

oi carol é eu entrei no seu blg amiga me descupa são lindo as palavras que você escreveu carol...eu tenho 33 anos estudo no A.P.A.E é lindo o amor que você tem pelo pedro,minha mãe você e outras mães são escolhida por Deus amiga:quando eu nasci o meu pai não aceito carol ,tenho 33 anos ja faz 22 que o meu pai nos abandono nunca tive amor,carinho do meu pai nunca meu me desejo feliz aniversario feliz natal feliz ano novo e nunca me falou meu filho eu tenho orgulho de você e te amo o meu pai tem vergonha de mim carol por eu ter nascido com Sidrumididal!. carol eu amo muito a minha mamãe que esta na foto com migo no orkut, não te conheço carol mais seja essa pessoa maravilhosa que você é e especial e abençoada por Deus amiga da um beijo no pedro por mim amiga : carol você pedro e toda sua familia fica com Deus e NOSSA Senhora Rosa Mistica Cubra você o pedro com o Manto Sagrado e o Divino Espirito Santo Elumina seu caminho.beijoss...

Unknown disse...

carol desculpa os erros nas palavras não sei escrever muito bem amiga beijos e xau

juliana ,mae da Joana disse...

Carol !!!!muito legal o seu blog .Depois vc entra no meu tambén www.joanafrancis.spaceblog.com.br estou fazendo pos graduaçao em sindrome de down e estou aprendendo muita coisa boa para encinar vcs maes .mil beijosssssss

Anônimo disse...

Oi... Carol!! O Pedro realmente é um anjinho de luz na sua vida. Eu como vc sabe procurei saber sobre todos os exames na minha gravidez. E ficava pensando Pedro é uma pessoinha normal como qualquer bebe. So que isso ficava na minha mente. Eu tinha mais medo dos meus exames da doencas geneticas graves do que a SD. E quando eu falava com meu marido sobre isso a resposta dele era sempre a mesma do jeito que a crianca for vai ser nossa. Esses dias na Manor conheci uma Brasileira nascida aqui casada com um Brasileiro nascido lah e ela estar na 16° semana e ela estar esperando também o resultado dos exames e ela falou que se o resultado dos examens deram positivo ela tira. Pq ela quer uma crianca independente pq ela tem um bom trabalho. Eu dei minha opiniao que se fosse pra tira ja deveria ter feito pq pra mim isso é brutal. Vc ter um ser no seu ventre que pelo menos toda mae normal se apaixona no primero momento em saber do positivo.E estamos falando de vida. Nesse pais que o Deus e dinheiro e que aborto em qualquer circunstancia e liberado. Quem somos felizes somos nos que Temos um Deus de verdade!!! Parabens pelo blog!!!

nise disse...

Amiga seu blog é muito lindo e emocionante! Parabéns por ser essa mulher e acima de tudo essa MÃE, forte, guerreira e orgulhosa de seu filho. Beijão Nise & Bianca!

Anônimo disse...

Carol, tá lindo seu blog... Ameiiii...
AMOOO TUDO QUE VC ESCREVE!!! ACHO QUE VOCÊ DEVIA ESCREVER UM LIVRO!!
CAMILA- MÃE DA ANA LUISA

Unknown disse...

querida carol
parabens pelo seu blog eu cm sua amiga de longas datas seu muito bem q vc sempre gostou de escrever e isto eh uma grande ideia viu... pedro eh a coisa mais linda do mundo e eu como pedagoga vibro pela toda trajetorio de pedro q ele eh um menino como qualquer outro abaixo o preconceito... parabens viu mamae carol