sábado, 11 de agosto de 2007

Perdas...



"Perdi algo que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se tivesse perdido um terceiro apoio que até então me impossibilitava de andar, mas que fazia de mim um tripé estável. Esse terceiro apoio eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Sei que só com duas pernas é que posso caminhar, mas a ausência do apoio me faz aflita e me assusta, era ele que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, sem querer precisar me procurar". (Clarice Lispector)


Com essa frase, Clarice Lispector traduz brilhantemente o sentimento de perda...Na minha opinião, o pior dos sentimentos. Como lidar com o sentimento de perda? Existe um monte de teorias a respeito, mas na pratica se come o pão que o diabo amassou. Perder um amor é perder o chão...perder a sua referencia de Felicidade e êxtase.Olhar a sua volta e não se encontrar. Perder um amor não é como perder as paixões.As paixões se renovam.Já o amor, não esta numa esquina e não se contenta com pouco! Quando a perda vem, inevitável...te resta juntar os pedacinhos de você.E diferente do que você pensa, o outro não levou nada que você não possa reaver depois de um longo e tenebroso inverno. Se permita ficar feia, por dentro e por fora.Alimente os sentimentos ruins sim! Esses que todo mundo manda a gente jogar fora. Ninguém volta a um estado de paz concreta sem antes experimentar o pior de si mesmo. Chore...lave a sua alma.Brigue com você mesmo por ter sido tão tola(a).Lamente a sua perda, a sua dor.Desabafe, encontre palavras pro que te aflige.Sinta raiva....se necessária muita raiva.Porque ao contrario do que imaginamos, a raiva serve como defesa natural e ajuda no processo da quebra de vínculos. A gente não pode culpar apenas o outro.Todo fim é um pouco( ou muito) de responsabilidade nosso.Bem como não devemos nos sentir culpados por em algum momento ter tentado impedir que o outro fosse.....Nenhuma luta pra ficar com quem a gente ama, é em vão.Ha menos que você extrapole os limites da lei, claro! E quando tudo se acalmar ( porque nem tudo passa, as vezes adormece) e finalmente você estiver se sentindo viva de novo.....vai abrir coração pra o perdão do que se foi( fundamental pra cura) e pra chegada de outro amor. Nada, absolutamente, nada....." como um dia depois do outro" !!!!!
"

Nenhum comentário: