domingo, 14 de agosto de 2011

Pai não é pai quando não se faz pai!

           Hoje é dia dos Pais e eu fiquei pensando o que isso significava em minha vida antes do Pedro nascer...
Nunca foi uma data da qual gostasse. Sempre tive o meu “painho”( pai que me criou) para chamar de pai e abraçar nesse dia e lhe dá os parabéns por está cumprindo o papel que outro homem deveria fazer.(muito bem por sinal).
Ser pai deveria ser mais ou menos como ser mãe, os pais deveriam  amar seus filhos acima de qualquer coisa ou qualquer pessoa, não importa... Mas na maioria das vezes isso não acontece.
Apesar de sempre ter o amor,dedicação e respeito do meu painho, sempre ficou um ponto de interrogação na palavra pai em minha vida.
Quando se tem um pai que já se foi, é aceitável que não se tenha mais essa pessoa por perto...Chegou sua hora e isso não podemos mudar.
Mas ter um pai vivinho da silva e que nunca se preoucupou contigo é bem diferente.
Quando eu era criança isso não fazia diferença se ele apenas me procurava no natal para me presentear sem ao menos saber o que mais me encantava, se bonecas ou jogos... Era igual, cumprir seu “papel” de pai “presente” era o mais importante.
A medida que eu fui compreendendo o porque das coisas... fui alimentando uma mágoa gigantesca dentro do meu coração. Durante bastante tempo quis distância. Quis eliminar qualquer resquício de sentimento por meu pai.Eu me tornei uma mulher e  quando nos encontravamos(1 vez a cada 2 anos) era tão visível o abismo que se formou entre nós que pareciamos 2 estranhos.
Muito tempo passou e então eu me casei, engravidei(ordem contrária) me fiz mãe, fiz de Martin PAI e Pedro  filho. O QUE É “Ser pai” começou a ficar claro nesse momento... O Pai que meu filho tem é o pai que eu gostaria de ter tido, isso é fantástico,  saber que meu filho tem um pai de verdade e que se “faz pai”, não apenas é...pai precisa ser exemplo!
Muitas Mães(como a minha, minha vó e outras tantas mulheres de minha familia) durante boa parte de suas vidas, foi pai e Mãe ao mesmo tempo... Tá pensando que isso é brincadeira? De uma pra outra criar 4 filhos sozinha?
São mulheres de fibras. Guerreiras. Que não baixaram a cabeça diante das dificuldades e com muita luta e garra conseguiram criar seus filhos. Sem a presença de um PAI.
Existem tantas “Pai-mãe” por aí.... E para essas eu tirou meu chápeu!
Existem os que tem Pai e mãe dentro de casa e o PAI parece um ser invisivel... Não se sente qualquer faisca de amor vindo dessa pessoa.
Há os “super-pais”, esses são super em tudo que fazem... mas eles acabam super-mimandos os filhos que por sua vez nunca crescem!(esse eu vi de perto).
Há os “mandões”, que só te dão ordens, estão sempre reclamando de algo e nunca demonstram o seu amor, mas esses amam, amam muito.Apenas nâo demonstram!
Há os Pais-fantasmas, esse acho que classifico o meu... Esses tipos de pai não sabem o estrago que causam com esse “aparace-e-desaparece”... Agem como se filho fosse um velho amigo que passamos anos sem vê-lo quando se encontram é a mesma coisa. MAS NÃO É.PAI PRECISA SER PRESENTE. Pelo menos para uma criança e um adolescente. Querem que você conte de sua vida(na qual ele não fez parte durante muito tempo) como velhos e bons amigos, que fale sobre seu namoro atual,sobre seus planos... Mas minha mãe me ensinou a não conversar com estranhos... fica dificil!
O Pai que eu tenho hoje não foi o pai que Deus me deu, foi o pai que escolhi...  Chamar de pai não é ser pai. Ser pai é caminhar junto, é segurar não mão quando se tem medo, é aquele que te abraça no meio da noite após um pesadelo. Pai é muito mais que se considerar pai.
Pode ser que o meu pai seja  “o melhor pai do mundo” para seus outros filhos.
Comigo, ele falhou bastante. Mas não podemos mudar o passado, como ele mesmo me disse, usando uma frase do nosso grande chico xavier.” Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
Então começamos uma nova estrada, longe mais as mágoas já não me ferem mais.
Perdoa-lo fez de mim uma pessoa melhor. Porque saber perdoar é a maior das virtudes.

Um feliz dia dos PAIS(aos meus DOIS PAIS), AO  meu, ao nossos e aos dos outros!

“Painho eu amo você por tudo que você significou para mim durante uma boa parte de minha vida e até hoje.A você eu dedico um pedaço desse bom coração... E todo amor que uma filha possa ter por um pai. Eu te amo muito, obrigada por cuidar de mim sempre...Por me ensinar o certo e errado, mesmo sabendo que não podes me guiar, que o certo e errado a gente aprende sozinha, vivendo...
Obrigada por me amar e me mostrar que sangue é tão pouco importante quando se ama verdadeiramente uma pessoa... Sei que posso sempre contar com você como pai e você sabe que pode sempre contar comigo como filha...Sua querida filha, sua Cakinha!”


“Pai, eu tbm amo você, de uma forma diferente, menos intensa, mais não menor...
Poucas são as lembranças de nossos momentos,mais a há um laço eterno entre nós.
Um laço que nos uni para sempre mesmo longe.
Eu dei uma chance para nossa nova história, teremos momentos para torna-los inesqueciveis!
Você não me mostrou muita coisa, mas uma foi bastante importante para mim,
me ensinou que perdoar sempre vale a pena!
de sua sempre filha!”

da filha, mãe e mulher , Carolina Schönauer

Nenhum comentário: