terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um outro olhar,o meu, o teu e o nosso!

           Então gente hoje eu quero escrever sobre uma coisa que assisti em uma novela estes dias...
Já faz um tempinho que uma amiga me contou sobre uma novela da Record "Vidas em Jogo" onde a atriz Thaís Fersoza interpreta a Patricia que descobriu que seu bebê ´possivelmente é portador da síndrome de Down. Não assistia essa novela, mas como minha amiga falou da sua reação ao assisti a "patricia" renegar seu filho por ele ter SD, fiquei curiosa, e fui procurar os capitulos no youtube onde ela recebera essa nóticia, sua primeira reação como a de TODOS foi rejeitar essa possibilidade, ela pensou e (disse), "EU NÃO QUERO TER UM FILHO RETARDADO" -Palavras grosseiras demais, que não deveriam ser usadas em novelas /onde possíveis crianças(com ou sem SD poderiam está assistindo). não verdade nunca deveriam ser usadas...
Tá bom que também pensei dessa forma ao receber a noticia, de uma forma menos grosseira, como já havia falado em outros textos, eu era preconceituosa com relação a qualquer tipo de deficiência, talvez por isso Deus quis me dar essa lição e mostrar que o amor de uma mãe por um filho é incondicional.
E me mostrar que todo ser humano ter suas limitações mas que são capazes de ser felizes dessa forma.
E de superar seus limites, como venho vendo meu filho.
Sempre quando eu vejo algo sobre receber a nóticia que seu filho é portador de uma deficiência, eu lembro de como me senti culpada, derrotada e até mesmo castigada.
Entre tantas coisas que pensei e senti uma delas foi que o meu tão idealizado filho não seria nada do que eu sonhei para ele. Que eu teria vergonha dele, quando ele agisse como criança, quando ele falasse errado em público, quando as pessoas sorrissem dele.... é cada coisa que a gente pensa né?
Pensei também que não queria um filho assim, que fosse igual a todas as crianças com SD...
Pensamentos esses, totalmente equivocados! Hoje se alguem olha torto para ele não baixo a cabeça e viro uma fera!Run!
Hoje eu aceito o Pedro assim como ele, acho ele lindo, esperto, um pouco lento, mais sua criança sem sindrome de down também pode ser lenta, acho ele alegre, carinhoso, sensivel, entende as pessoas só com um olhar... são tantas qualidades.MAS Não só maravilhas, é cansativo as terapias, os exercicios, as várias tentativas de ensinar algo para ele até que ele assimile. Mas quando a gente vê esse esforço trazendo resultados, quando a gente vê esse criança se tornando uma criança feliz, capaz e produtiva a gente sente uma felicidade sem tamanho, só uma mãe como eu pode explicar.Tem um gosto tão bom de vitória.
Sabe, eu tava também assistindo um vídeo que me enviaram no orkut sobre um programa que estava recebendo um pai de uma criança com SD que havia escrito um livro "um relato de um pai apaixonado", e nessa reportagem ele conta sobre um email que recebeu de um pai contando que havia tido uma filha com SD e logo quis tentar outro filho para que eles crescessem juntos, e então veio outra criança com SD. O comentário dele a respeito desse email foi dizer que ele era abençoado por ter tido uma criança assim, mas esse pai foi abençoado 2 vezes por isso e que ele gostaria de ter outros filhos com a sindrome de down. Sem querer julgar já julgando.... Achei meio hipocrisia da parte dele falar isso, porque nós não escolhemos, acertamos, amamos, mais daí a querer que seu filho nasça com uma alteração genética, correr o risco que ele venha nascer com má formações, problemas cardiácos e outras diversas complicações que a SD pode causar... já é demais né?
Ele falou isso, mas em outro momento salientou uma tatuagem que havia feito de uma promessa para que seu filho não nascesse com problemas cardiácos.... han??? como assim??? née? entende meu pensamento??? Tu fala que quer ter um filho com Sindrome de down mais quer que ele não venha com nenhuma outra complicação... sabendo que corre um grande risco!
Por que o Pedro tem um problema no coração, ele foi operado, mais eu não sei até onde isso vai afetar a vida dele futuramente, possivel um dia ele tenha que refazer essa cirurgia, Deus permita que não. Mas ele tem um problema nas valvulas tricúspide e mitral, e a cardio nos disse que o grande problema da vida dele vai ser essas valvulas porque nao sabem como elas vão se desenvolver a medida que ele for crescendo... E eu daria tudo para que ele não tivesse isso, para que eu não sentisse esse medo de perder meu filho um dia, esse medo de ver meu filho ir antes de mim... entendeeee?
Por isso não desejaria ter um outro filho com SD, não pela SD, porque hoje eu vejo que isso não é uma doença, não é nada sério como eu havia pensado no inicio, que ele pode sim ter uma vida normal, que ele pode sim trabalhar, se casar, ser feliz dessa forma. Mas pelas diversas complicações que a SD pode causar. Muita sorte quando quando uma criança com SD nasce sem nenhum outro problema de saúde associada a sindrome. Fora que existe vários graus de retardo mental. Apesar de haver controvérsias sobre isso. Alguns afirmam que há crianças bem-estimuladas,as menos-estimulados e as que não foram estimuladas. Por isso não desenvolveram suas capacidades... vai saber... não sei a verdade! sei que já vi de tudo sobre isso, já vi adultos com 30 anos que ainda estao sendo alfabetizados e agem como crianças, já vi uma menina formada em pedagogia, outros conseguiram entrar na faculdade, outros casados com filhos..., uma bailarina profissional!
Tudo bem que antigamente a coisas eram diferentes, nossos filhos tem mais apoio hoje em dia né?

Cabe a nós dar oportunidades para que eles desenvolvam o que tem de melhor neles!
Cabe a nós ensinar, dar amor, atenção, carinho, limites e muita confiança para que eles sejam adultos fortes, seguros de si, que tenha força de vontade de correr atrás de qualquer coisa que queiram fazer que ai então eles terão a vitória...E chegarão onde ninguem imaginou que eles pudessem chegar!
(nem mesmo eles).


Beijossssssssssss fiquem com Deus!

Ah e espero que tenham gostado do novo designer do blog feito por mim, explorando meus novos talentos para o Scrapbook Digital!!!!! :)

Carolina Schönauer

Um comentário:

claudia disse...

Amiga, tu devia esperar Pedro ficar um pouco mais independente e se tornar escritora.Tu é porreta demais nas palavras.Obrigada meu deus, por me dar, mesmo q à distancia uma amiga como Carol.Eta mulher arretada,rs.Bjsss e nao preciso dizer q tuas palavras me emocionam.