sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eles só precisam de oportunidades, não deixe de acreditar!

       Outro dia eu tava lembrando dos meus pensamento quando o pedro nasceu, após escutar toda aquela explicação eu fiquei transtornada, pensei que era a pessoa mas azarada do mundo, pensei que tava sendo castigada por alguma injustiça cometida no passado ou coisa do tipo, acho que muitos se sentem assim após essa nóticias, foram momentos bem dificies, mais que hoje não me fazem mais sofrer.
Gosto de lembrar e de ver como eu estava enganada e como ainda tem gente tão enganada quanto as expectativas da chegada de uma criança com síndrome de down em nossas vidas.
Quando ficamos sabendo da trissomia do Pedro, as minhas primeiras palavras em meio ao desepero foi que "eu não acredito que nosso filho tem "isso", eu não quero que ele seja iguais a "essas crianças", elas não tem caracteristicas próprias, todas são iguais...Eu queria que ele se parecesse com você, comigo, que tivesse os meus olhos..." Pensamento tão errôneo!!
Hoje eu vejo a quantidade de erro que existiu nessas palavras....
Primeiro, que nenhuma criança é igual a outra, nem mesmo gêmeos univitelinos são iguais iguais... Na verdade ninguem é igual a ninguém! Somos todos diferentes e temos nossas particularidades!
O Pedro pode ter os olhos puxados como caracterista da SD, orelhas abaixo da média, língua muita vezes posta para fora. Mas, é isso que faz dele igual a todas as crianças com SD?? NÃOOOOO.
Ele é um ser único, especial e parece com nós, há quem diga que parece com o pai, eu não concordo muito tá, eu acho ele minha caraaaaaaaaaaa!! rs rs A ÚNICA COISA QUE ELES TEM EM COMUM É O CROMOSSOMO EXTRA!
É tão diferente do que nós achavamos, tudo é tão oposto do que pensamos!
Não vejo tantas diferenças de comportamento de uma criança com 46 cromossomos.

Não sei porque há todo esse mito que as crianças portadoras desse erro génetico são SERES TÃO diferentes de todos nós. Hoje muito mais amadurecida a respeito disso e  com a maior prova que eu poderia ter que é ver meu filho crescer normalmente, eu vejo essa condição com um jeito de ser.
Sei que o pedro pode ter dificuldade para falar, mais e daí há crianças sem SD que tbm tem problemas de dicção.
Sei também que ele pode aprender mais devagar que os seus amiguinhos, mais me diz uma coisa? isso lá é um problemão? eu mesmo tenho uma prima que com 9 anos na 3 série, não sabia me dizer quanto era 1+1.
E minha prima não era portadora de nenhuma síndrome, ela era uma crianças normal, que precisava de mais atenção para aprender, nada que umas aulas particulares não resolvesse!
Bastou que alguém percebesse o seu problema e a desse oportunidade de aprender. Assim deve ser com as crianças com SD. A falta de informação e o preconceito em torno disso gera uma "desestimulação". Por achar que seu filho não é capaz, porque a sociedade te dita isso, você acaba deixando de dar oportunidades a seu filho por simplesmente achar que ele não é capaz de aprender.
Era tão bom que todos os Pais acreditassem nos seus filhos e tentassem de todas as formas lhes ajudarem. Mas tenho que admitir que com o passar dos anos isso vem melhorando, infelizmente ainda existe um preconceito em torno da SD mas vem diminuando bastante. A medida que a mídia ou qualquer meio de comunicação vem mostrando pessoas com SD capazes de trabalhar normalmente, estudar, fazer uma faculdade, casar, enfim levar uma vida tão normal quanto qualquer pessoa sem SD, isso vem melhorando bastante!
Porque todos nós somos assim, precisamos ver para crer né?
Ontem mesmo minha prima me falou de um rapaz com SD, chamado Humberto Suassuna,que se formou em educação fisica e dar aulas de natação em recife, e mais, ainda vai se casar com uma moça que não tem SD.Ele na entrevista logo de cara quebra todo preconceito em torno disso!Suas palavras e pensamentos totalmentes coerentes de um rapaz que venceu seus limites,que foi com certeza rodeado de pessoas que acreditaram nele, que deram oportunidade, força, incentivos,um rapaz que correu atras de seus sonhos e hoje é alguém respeitado e que quebrou esse tabu de que pessoas com SD não são capazes de ter uma vida normal!!!
Quando vi a matéria no jornal nacional fiquei tão feliz em ver aquela história, e são histórias assim que devem ser mostradas para nós!

Eu aposto todas as fichas no meu principe, e acho que isso fará toda diferença em sua vida!
Bom acho que já está fazendo porque ele está desenvolvendo super bem!
ahhhhhh alias está com 1 ano e 5 meses e começou a andar mês passado!!!
Ainda não está 100% no equilibrio mais vem melhorando a cada dia!!!
é felicidade demais!Estamos super-hiper-mega felizes!Essa é só a primeira batalha ganha!
Há diversas a serem ganhadas ainda, mas com nosso apoio e confiança esse menino chega longe!


beijosssssssssssssssssssss

Carolina Schönauer

2 comentários:

pamelinha82 disse...

OOOOO amiga...muito lindo as homenagens que vc faz p esse príncipe,que orgulho ele terá dessa mãe heim!!!

marlucinha disse...

DEUS NOS FEZ CADA QUAL COM SUAS DIGITAIS...NINGUEM E IGUAL A VOCE E NEM A MIM...PORQUE SOMOS ESPECIAIS!!!!!