segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bem-vindos ao mundo mágico, cheio de surpresas, alegrias e superações.


         É isso mesmo, exatamente isso que eu descobri ao ser mãe de uma criança especial.
Porque mágico? Vou te dizer. No dia que recebi o diagnóstico do Pedro, no mesmo dia de seu nascimento,  eu fiquei muito decepcionada, senti como se minha vida nunca mais pudesse ser a mesma e que meu sonho de família perfeita tivesse terminado alí junto àquela informação. Mas, nada, nada saiu como eu imaginava. Toda aquela dor e decepção deram espaço a um amor jamais sentido na minha vida. Cada dia que se passava, a magia acontecia, eu me  tornava mais forte a cada sorriso, a cada novo gesto, a cada novo olhar que trocavámos. Quando dei por mim, já estava completamente e incondicionalmente MÃE, a mãe do PEDRO. A mãe que eu não esperava ser, do filho que eu não esperava ter. E a magia de tudo está no amor que transformou todo preconceito em respeito às suas limitações, se transformou em força e garra para lutar pelo que se acredita. Sim, eu passei a acreditar em meu filho e em todas crianças consideradas especiais. Pude perceber que pode-se ser infeliz por diversas razões, mas não porque se é diferente.
Foi nesse momento que passei a ver a vida, a nossa vida de uma forma mais humana, real.  E foi vivendo tudo isso que me livrei de todo e qualquer preconceito que havia em meu coração. E talvez hoje eu entenda e até mesmo tenha a tal resposta que me fiz incessantemente no início dessa jornada: “Porque eu? Porque para nós? Porque me escolheste Senhor?” . É, fomos convidados à conhecer o outro lado da moeda, conhecer os olhos do preconceito voltados para nós, fomos convidados a conhecer a paciência do amor, a generosidade, a compreensão de que todos nós somos diferentes. Ah, a pureza, não posso me esquecer disso, nos tempos atuais já não se ver com a mesma frequencia. Então, essa é toda magia que nos aconteceu.Acha pouco?

Cheio de surpresas, assim é nossa vida ao lado de Peu(como o chamamos).
Se tem uma coisa que aprendi, é que não podemos limitar o desenvolvimento de uma criança especial jamais, não se sabe até que ponto ela pode ou consegue ir, deve-se dar oportunidades para que ela aprenda, para que ela conheça o seu limite.
Não saberemos de toda sua capacidade se não acreditarmos nisso. Sendo assim, a cada dia o Pedro nos surpreende. Acreditamos nele e isso já um grande passo para que ele não tenha limites. Daremos as chances que ele precisa e ele nos mostrará o que é possível ou não para ele.

 Alegria. Essa é a palavra principal na vida de quem tem um filho com Síndrome de down. A doçura, o sorriso, o abraço, o beijo é realmente especial vindo dele. Quem conhece, não vai esquecê-lo fácil. A sinceridade nas atitudes e a inocência das palavras é realmente admirável.

Superação? No dicionário essa palavra significa passar por cima; passar ou ir além; ser ou ficar superior; sobrelevar-se: superar a expectativa.
Pois é, a primeira superação foi nossa aceitação, aceitar o Pedro como ele é. E  depois, tudo vivido foi uma superação, a cirurgia cardíaca, os primeiros passos, as primeiras palavras, cada fase de seu desenvolvimento foi superado, é superado, ele se supera a cada dia. E assim seja,que possamos ir além do que se espera, que possamos superar tudo que nos aconteça, juntos, confiantes e felizes por ter em nossa vida um menino que nos mostrou tantas coisas e nos ensinou outras tantas. Só podemos agradecer à Deus por esse convite. Por essa missão.

Nenhum comentário: