terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Talvez, Talvez...Só uma certeza!

A falta de tempo e de inspiração tem me afastado daqui. Mas hoje eu quero falar de assunto que com certeza é presente em todas nossas vidas.
Um dia desses aconteceu um episódio triste, em meio a uma conversa qualquer eu mencionei que não sabia se queria outro filho, realmente não é um assunto que eu já tenha decidido, mas no momento eu não penso nisso. Quero toda minha atencão voltada para Pedro. Não quero outro filho para substituir o meu principe, porque ele é insubstituivel, único e especial para mim, a decisão de ter outro filho não tem que ser basiada na sindrome de down de Pedro, como "ela" quer. Já se viu?
-Não foi isso que sonhei! Foram as palavras dela.


Em meio a um misto de raiva e de tristeza...Fingir não ter escutando nem entendido!

Como Pode alguém querer outro neto para substituir uma criança tão linda como pedro. Ela pode até ganhar outro neto, mas será que ele irá sorrir assim para ela? Com tanta sinceridade... Será que dará tanta alegria quanto ele? Quando fazemos um simples gesto... Talvez o neto perfeito que ela tanto sonhe, jamais exista, pois será que há alguém assim tão perfeito? Que corresponda tanto aos "nossos sonhos". Talvez ela sonhe que ele seja um médico, e ele tenha talento para música, talvez ela queira um neto carinhoso e alegre, e ele seja fechado e não saiba demosntrar seus sentimentos... Talvez ele não goste dela... TALVEZ TANTA COISA!
Talvez ela não veja Pedro se tornar um homem de verdade, por sua idade já ser avançada!

Quando falamos com certeza da vitória de Pedro, ela nos recrimina, diz que não devemos viver com essa certeza para não nos decepcionar... dar vontade de manda-la......... ah revolta ne?
Não acredita, então guarde para você, e leve essa certeza para si só!

Mas não tente desencorajar pais dispostos a lutar pela igualdade,liberdade e independencia de filho, não é mesmo?
Não sei se sinto pena ou raiva de alguém que ainda sim, vendo como Pedro está desenvolvendo bem, como ele é uma criança tão normal, pode pensar assim... Está na cara dela como ele não é como haviamos imaginado, ele aprende as coisas, está crescendo, é uma criança linda... Mesmo assim é pouco para perfeição que ele espera!
Eu não posso fazer nada para que essa pessoa entenda e acredite nele, só posso continuar fazendo o que faço para que ele continue desenvolvendo assim... para que ele alcance suas conquistas, sua metas!
Pessoas assim, negativas... devemos ignorar!
Hoje ela pensa que outro neto pode substituir a perda do tão neto sonhado e esperado e talvez isso nunca aconteça! Ela sofre com essa possibilidade e eu sofro por ter alguém proximo que pense dessa forma!Alguém que eu gostaria que amasse o PEDRO incondicionalmente como eu, como o pai, como minha mãe, como minha familia, mas como sempre tudo na vida não pode sair como esperamos...Ela gosta dele eu sei,mas eu tenho certeza que se eu tiver outro filho as fichas dela serão todas apostadas nesse outro filho e não nele! Talvez ela nunca acredite que ele se torne um homem normal, que poderá trabalhar, estudar, casar quem sabe... construir uma familia, quem sabe né.... talvez ELA não acredite nisso, MAS EU NÃO, EU ACREDITO REALMENTE, QUE ISSO POSSA ACONTECER... E é acreditando que chegamos aos nossos sonhos e metas! Talvez ela não esteja aqui para vê o lindo futuro que o neto dela terá! Ele será muito feliz e eu e o pai dele continuaremos acredito e apostando TODAS NOSSAS FICHAS nele.

3 comentários:

senhorasantanna disse...

Querida, nao espere q um outro alguem , mesmo q seja parente, ame nossos filhos como nós!Eu tbm fiquei pensando...raiva pu pena de uma pessoa com esse tipo de pensamento?
_Pena!!!Sao pessoas tristes, incapazes de ver a vida com olhos de amor e solidariedade ao proximo!E isso é muito triste.E se o outro filho tiver uma anomalia qualquer?E se for como ela sonha e nao gostar dela???Trabalhe o seu coraçao.Sabemos q nao podemos julgar as pessoas...ate mesmo pq num primeiro momento, nós MAES, tbm ficamos "chocadas"assustadas, inquietas...so ´q SOMOS MAES E DEVEMOS IR À LUTA!!!Ela ainda nao se permitiu, enxergar..e possa ser q nao tenha tempo pra isso.Trate com carinho...ate mesmo pq ela fala o q pensa, o q sente...e devemos respeitar!!O Pedro é lindo, inteligente, guerreiro! E precisa DO INCENTIVO E AMOR DOS PAIS.A PRINCIPIO BASTA Q VCS, PAI E MAE , ACREDITEM NELE!!!Bjs e fica na paz

Carolina Schönauer disse...

É verdade amiga, não devemos julgar porque por algum momento também desejamos outra "realidade".Mais é que entristeçe mesmo. Mesmo depois de tanto tempo... Depois de conhecer, de vê-lo crescer assim, tão saudável, tão alegre, tão guerreiro, podem "ainda" pensar em substitui-lo ne?
QUANDO ele nasceu tudo bem, era uma situacao totalmente desconhecida para todos, então é compreensivel. Mas depois de ver que nada é como pensavamos... é uma criança que aprende, que ama, que desenvolve, que é saudável. doce... que desperta a simpatia de todos por onde passa... não dar para entender como ela não... mas... é assim mesmo, temos amor suficiente para ele, pois é muito grande e nossa força vem desse amor! E o mais importante é que NÓS acreditemos! obrigada amiga como sempre uma parceira a distancia!Um dia nós vamos nós conhecer!! Te amooo

Unknown disse...

Carol, eu sei bem o que você sentiu, é incrivel que às vezes de onde a gente menos espera é que sai essas reações...eu já vi olhares de pena pra mim e Pedro Miguel, de pessoas da minha familia e da familia do meu marido, mas Graças a Deus, meus pais e irmãos aceitaram e amam muito o Pedro, é incrivel tenho um irmão que não tem muita paciencia com criança, é tanto que minha sobrinha chama ele de tio zangado e olha que ela tem 4 anos, mas esses dias deixei Pedro com minha mãe, quando cheguei ela tava dormindo abraçado com o Pedro, uma cena pra ficar na estória. Realmente são esses gestos de amor que nos dá força...somente o amor que sentimos é capaz de nos dá força...eu ja vejo meu Pedro se desenvolvendo e é muito bom...sei que ele talvez não desenvolva um aprendizado pra ser um médico..mas acredito que será feliz com o que aprender, e tambem vemos tantas pessoas sem nenhum atraso analfabetos,obesos por preguiça de fazer exercicios, que nossos filhos são guerreiros, pois começaram a se exercitar logo que nasceram, é fisioterapia, fonoaudilogia, TO, tanta coisa, que tem horas que acho que vou dá um nó na cabeça do Pedro com tanta coisa e informação. Olha Carol, eu tenho que te agradecer...seus textos tem me ajudado...espero um dia retribuir...Ah tenho conversado com uma mãe, que por coincidencia é de Recife, a filha dela já tem 4anos e meio, eu tambem sou do nordeste, só que do Maranhão, Imperatriz-MA.
Nilva