sábado, 5 de janeiro de 2013

Carta ao príncipe de 3 anos.




   Nem acredito que já ficaram 3 anos para trás. À 3 anos, aquele momento inesquecível, após tanta luta, a gente se conhecendo, se abraçando, a magia daquele instante, foto alguma consegue expressar tamanha emoção, essa sensação eu guardo no peito, nós, alí, ainda entrelaçados por um cordão umbilical. No instante que vi o cortar daquela nossa ligação achei que nos tornariamos 2 pessoas separadas. Mas, isso não aconteceu.
Tudo que vivemos, os momentos de luta, de dor, de alegria e vitórias, nos tornaram tão dependentes um do outro. Hoje, eu preciso de você para viver, como ar para respirar. Você, tão pequeno, tão indefeso, e eu que preciso tanto de você. Como pode?
Naquele mesmo dia à 3 anos atrás, quando recebi a notícia que você carregava “algo” a mais, eu pensei: O que eu será de minha vida com uma criança tão dependente?
Nesse momento eu sorrio. E hoje me pergunto? O que será de mim totalmente dependente de alguém que tem vida própria? Você. Toda felicidade ou tristeza, tudo em minha vida depende de você, desde aquele dia que você chegou, não, desde aquele dia que me dei conta que havia alguém pulsando dentro de mim, desde aquele dia, você já mudou minha vida, guiando meus passos, sempre tortos, fortalecendo minhas decisões, sempre tão impulsivas.
No dia que você nasceu filho,eu achei que mamãe não ia dar conta de cuidar ti, perguntei tanto para papai do céu porque ele havia me escolhido para ser sua mãe. Até hoje, eu não sei se tenho a resposta. Mesmo assim eu agradeço por tamanha responsabilidade colocada em minhas mãos, cuidar e fazer alguém feliz, você. Que só de olhar já se percebe a felicidade em teu rosto. Eu quis tanto você, eu já te amei quando ainda nem tinha visto esse teu rostinho lindo, teus olhinhos puxados, teu sorriso contagiante.
Mas não foi fácil, a mamãe teve medo, medo do que não conhecia, medo das coisas serem tão diferentes do que eu sonhei para você quando você ainda tava em minha barriga, medo da vida e das pessoas te fazerem sofrer.Porque peu, nem todos terão amor e respeito por você como nós, nem todos terão paciência à suas dificuldades, nem todos terão paciência para escutar você falar ou você compreender algo. Só as pessoas que te amam de verdade que estarão prontas à isso. Mas, não te preocupas, porque nós, só estamos cercando você de pessoas que te amam e te respeitam, e com essas meu amor, só com essas, que você deve se importar.
Hoje você completa 3 anos de vida, e eu te amo, eu te amo muito mais que naquele dia que você nasceu, eu te amo cada dia mais, cada dia que você coloca a prova minha minúscula paciência, eu choro, eu me entristeço, não por você, mas por mim, que gostaria de ter mais calma para lidar contigo, mais paciência quando você tem dificuldade em aprender algo, me entristeço por ficar decepcionada quando você não corresponde minhas expectativas maternas. Mas, é isso. Ser mãe, de qualquer criança, em qualquer lugar do mundo gera esse tipo de conflito. E eu aprendo, aprendo, e no dia seguinte eu já tento de novo.E vejo que nada é impossível.Que nós conseguimos tudo que pessistirmos. Assim vamos crescendo, eu e você, você me ensinando a lidar com minhas fraquezas e eu ensinando a você que ninguém é perfeito.Que mesmo eu, que não tenho “algo” à mais como você, não sou perfeita por isso. Enfim, meu filho, o que desejo à você hoje e todos os dias, são anos à viver, viver do meu lado, para que esse amor cresça e me faça crescer. Para que possamos juntos conquistar esse mundo que desacredita tanto do teu potencial. Para que possamos ler essa carta juntos um dia, palavra por palavra, para que possamos rir e chorar das lembranças do passado.... Há tantas coisas que quero fazer junto com você. É isso...
Muitos anos de vida PEU, muita saúde, muita sabedoria, fé e amor.
Mais um ano de tantos outros que passaremos juntos.
Te amo, Te amo, Te amo...(infinitamente)
Feliz 3 anos de vida meu príncipe, uma vida que foi abençoada por Deus.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

2013 que você seja Doce! :)

 É, estamos em 2013, e eu já começo o ano tendo que tomar decisões para que tenha paz no coração, afinal, o que não faz bem pra gente, precisa ser afastado de nossa vida.E isso só depende de nós.Então, eu dei o primeiro passo.
Ontem eu não tive tempo de fazer um bom balanço de minha vida neste ano que se foi. Infelizmente, mesmo vivendo aqui, tão longe de todos os meus amigos e familiares, consigo absorver os problemas vividos "por eles". Não que eu não queira participar na alegria e na tristeza, mas gostaria de ter o poder de que isso não afectasse minha vida de tal maneira...Como se eu estivesse tão próximo.Como se eu fizesse parte do problema.Mas, dizem que de família a gente nunca se separa.Não que eu queira isso, mas às vezes é ruim que eu viva os problemas deles.Quando eu já tenho lá minhas batalhas e conflitos a serem vividos. Eu não consigo ficar indiferente.Eu sou assim, não sei ser de outro jeito. São pessoas que eu amo e se sofrem, sofro junto. Há "pessoas" aqui que não compreendem... Talvez por não serem assim com seus familiares. Por terem uma cultura tão diferente. Eles são tão individualistas, que se importar com os problemas dos outros é "desnecessário". Algo que conseguem evitar sem nenhuma cerimonia.
Eu gosto quando um ano começa, sei que é só mais um calendário à começar, mesmo assim, tenho a sensação que tenho mais um ano para fazer tudo melhor, para mudar, para tentar acertar, mais um ano que tenho a chance de ao término dele possa dizer que foi um ano de grandes conquistas. Há muitos planos na cabeça, como sempre, porém, neste ano eu gostaria de ser mais ousada, menos insegura, meter e cara e fazer, parar de planejar tanto e agir mais. Tenho tantas coisas que gostaria de fazer e fico sempre adiando o momento de realizar por falta de determinação e insistência. Quero fazer diferente, quero tentar coisas novas, achar um caminho...Me encontrar.
Em 2012, eu não conseguir realizar o que realmente desejei para ele. Uns, por falta de ambição, coragem, ousadia, outros, por impossibilidade mesmo.
Enfim, não podemos voltar no tempo, o que podemos agora é tentar novamente, tentar ter coragem, tentar o que achamos que não conseguimos, acreditar mais nós.É o que farei. É o que estou fazendo.
Às vezes eu vejo pessoas ruins fazendo o mal e queria poder resolver, fico indignada por justiça. Mas, lamentavelmente não é tão simples. E essa é umas das coisas que me fez mal no ano deixado para trás. Um "sujeito" que anda por aí mascarado por um falso moralismo sem igual. Que anda livremente quando deveria está por trás das grades. Foi isso, Indignação, foi o que senti todo este ano no meu peito. Algo que me fez mal, e quero apagar de vez do coração e entregar finalmente nas mãos de Deus, talvez, a justiça demore um pouco, mas será feita. Deixo em 2012 todo esse sentimento de nojo, raiva, ódio, revolta. E todo esse sentimento num tribunal, não serve para coisa alguma. Nada disso mudará a real situação.
E sinceramente não sei se neste caso há o perdão(o que nem cabe à mim), no momento, só esquecimento.
Mas, falando de coisas boas... o ano ficado para trás trouxe muito amadurecimento, muita paciência, adquirida em muitos momentos, como um lição diária mesmo. Trouxe reflexão sobre tudo vivido, o reconhecimento dos erros,dos acertos, trouxe força à os anos vindouros, solidez dos sonhos e uma base familiar cada dia sendo construída. Que 2013 esteja aqui para aperfeiçoar tudo aprendido, para solidificar o amadurecimento conquistado com muita luta, uma luta interna, que foi ganha com muitas lágrimas e esforço.
Que meu filho posso ter de mim o melhor, que tenha mais compreensão de minha parte, mais PACIÊNCIA, dedicação e confiança.
Que eu pare de exigir tanto dele e aprenda a esperar suas conquistas e até mesmo aceitar suas limitações.
Que eu mantenha minha cabeça mais no presente e realidade, que no passado e na fantasia.
Que tenhamos mais motivos para agradecer a Deus, que coisas à pedir.
Que tenhamos SAÚDE, porque sem ela, não há nada à ser vivido.

Que esse ano seja DOCE, como diria o grande Caio Fernando Abreu.
Temos 365 dias para fazer o que sonhamos, para conquistar o que desejamos... Vamos lá! Todo dia é  uma chance de acertar.
FELIZ ANO NOVO, FELIZ 2013 PARA TODOS NÓS!