domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pedro Lucas

Um versinho que fiz para meu amor, ele me inspira!!
Pedro Lucas

Peu, foi com você que aprendi
foi com você que cresci…
que o amor nasceu para mim…
Pepeu,
Você me ensinou a viver
me fez feliz ao nascer !

Em seus olhos eu pude perceber a pureza
de uma criança indefesa
que só queria ser aceita.

Em meus braços te acolhi
como esperei por ti
dia e noite te quis

Meu pequeno,
a mamãe nunca pensou amar assim
era tudo tão novo para mim
eu me apaixonei quanto te vi

Tão fantastico
ser mãe  de uma criança assim
tão especial
uma joia rara para mim
e todos aqui
Você veio de Deus
que de presente me deu
que será sempre meu
Meu principe peu !

25 primaveras!!!!!

Minha memória não se recorda de tudo  já vivido nessa minha vida.
Mas há certos momentos que se destacam de tal maneira que mais parecem recentes.
Em 25 anos eu já vivi tudo que vc possa imaginar… rs rs (Vai com calma ai na sua imaginação).
Eu já amei pensando ser para sempre até descobrir que para sempre na maioria das vezes só existe para gente.
Eu já menti para cacete para uma pessoa.
Eu já me vinguei diversas vezes me achando a foda. Até descobrir que não valeu a pena.
Eu já confiei cegamente em alguém e (lógico) me ferrei ! rs rs
Eu já quis ser médica, mas mal conseguir concluir o 2° grau.
Já fiz coisas das quais me orgulho e outras das quais me envergonho. Eu já amei 3 pessoas ao mesmo tempo,é possivel ?(Bom, aos 15 anos eu achava).
Já pensei em nunca ter filhos ou casar… e aonde estou eu ? CASADA E MÃE (Detalhe : Feliz e realizada).
Já paguei diversos micos e tenho uma quantidade incalculavel de episodios engraçados em minha vida. Quem me conhece sabe… kkkk
Eu poderia escrever um livro, se contar toda minha historia não fosse tão constrangedor.
Já quis alguém que não deveria.
Já brinquei de Pêra, uva, maça ou salada mista. (Eu adorava a salada mista). Kkk
Já fiz amigos dos quais tenho até hoje, amigos de verdade.
E já perdi amigos que pensei ser verdadeiros.
Eu já quis ser alguém que não era.
Eu já fiz e quis tanta coisa nessa minha vida… Acabou que aconteceram coisas que nunca imaginei e nunca sonhei.
Sempre quis fazer tatuagem e nunca fiz.
Já tomei porre com dor de cotovelo.
Já fiquei com um amigo.
Já escrevi mas de 200 cartas de amor para uma paixão platonica.
Já acreditei em pai de santo, macumba e mandiga.
Já fiz simpatia achando que funcionava.
Já vi um disco voador.(sera que foi imaginação ?)
Já vive momentos tão felizes que apenas as lembranças fazem meu coração pular de saudades.
Já fiquei tão triste que pensei não suportar a dor.
Em 25 anos,eu vivi um pouco de tudo… fui feliz, mas estive infeliz por tempo tbm…
Até que Deus resolveu por em meu caminho o homem da minha vida (os outros foram os outros e só)rs rs
Até o homem da minha vida me dar o amor da minha vida, meu filho , meu principe Pedro.
Apartir deles a carol começa uma nova historia,um novo livro.
Foi depois deles que me tornei mulher de verdade, ser mãe e esposa me encantou.
Hoje eu sou muito feliz com a familia que formamos.
Enfim, « Se chorei ou se sorrir… o importante é que emocões eu vivi ! » 

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Voltando ao assunto...


Como ter uma boa aceitação diante de algo que desconhecemos?
É, eu sei fica difícil, aceitar algo que pensamos ser inaceitável...
Pode crer, não existe absolutamente nada que seja inaceitável, faz parte da vida.
Para cada pessoa, a aceitação é muito pessoal, há pessoas que só levam aquele impacto, mas logo se levantam e correm a luta, pesquisam, se informam, procuram meios que mude aquela realidade.
Outras que passam meses e meses lamentando-se por isso está acontecendo. Há as que dizem aceitar, mas escondem seus filhos do mundo. Há também as que aceitam a situação como uma cruz a ser levada para toda uma vida. (Elas pensam tanto desta forma que acabam por ser mesmo, pois não lhes dão oportunidades de aprender, pensando ser impossível).E infelizmente há as que nunca aceitam...
Eu sou uma admiradora das mães Guerreiras, essas que lutam contra tudo de todos para provar que seus filhos são seres humanos, capazes de amar, aprender e viver em sociedade. Tudo seria mais simples se não existisse esse preconceito às pessoas com a síndrome de down, muitos de nós, crescemos achando que isso era uma doença(algo ruim), uma criança com síndrome de down, era um deficiente mental... Fala sério? Era ou não assim? A informação sobre o assunto ainda é pouquissima. Lembro-me apenas de uma novela que lidou sobre o assunto. Mas tenho esperança que na fase adulta do meu filho o assunto e a sindrome já seja vista de forma mais natural, para que novos pais de crianças com essas alteração genetica possam ficam tranquilos quanto ao futuro dos seus filhos, já que saberão que eles poderam ter uma vida "quase" ou até mesmo igual a uma pessoa sem a sindrome. A informação ajudará bastante na compreensão do fato.Porque com certeza, eu, com as informação que tenho hoje, com o olhar mais natural sobre o assunto, aceitaria numa boa essa noticia.Afinal, eu saberia que meu filho seria NORMAL.Capaz de aprender tudo que lhe ensino.
      No momento em que descobrimos que nosso filho tão esperado, amado e idealizado é portador dessa síndrome, nos sentimos a pessoa mais azarada do planeta.
Descobri sozinha, que isso acontece por falta de informação, ignorância e preconceito mesmo. Eu tinha tudo isso.
Sinto-me mal hoje em dia, por saber que alguém assim como eu um dia, acha que meu filho é um “debilóide”, “mongolóide”(sei, é uma palavra grosseira, mas era assim que a sociedade os tratava e os chamavam antigamente. Cresci escutando esses termos).
A minha aceitação foi acontecendo quando fui eu mesma presenciando com os meus próprios olhos, que o Pedro, não tinha nada de anormal, ele aprende igual todas crianças, ele é esperto, carinhoso, malcriado, engraçado e divertido... a medida que isso foi acontecendo meu preconceito foi fuzilado.Mas para isso acontecer, você precisa está de coração aberto.Deixar o amor conduzir a dança.Se ficar presa a esse sentimento inicial de decepção e luto, as coisas não vão caminhar bem. Seu filho precisa sentir que é amo e aceitado para que dessa forma possa desenvolver suas habilidades num ambiente amado e encorajador.
Nas minhas férias no Brasil, vi algumas crianças com SD, algumas me deixaram extremamente pensativa, com o seu desenvolvimento estacionado. Fiquei aflita muito tempo, pensando que meu filho pudesse ser aqueles garotos um dia.
Mas, sabe de uma... analisando a situação com calma, eu pensei...
O Pedro está sendo muito estimulado,por nós, por profissionais, pela família, por amigos. Para aquele garoto não ter tido um bom desenvolvimento há vários fatores. O pedro está tendo todo apoio possivel e isso é fundamental!!
Primeiro é o  amor e credibilidade dos pais na criança, segundo é o apoio de bons profissionais.
Terceiro é ESTIMULAR.
Quarto(e não menos importante) é ESTIMULAR E ESTIMULAR.
A estimulação é o segredo do sucesso. Tudo bem que vale  lembrar que há crianças com a síndrome de down que também apresentam outros tipos de problemas, como surdez(ou perda de audição), problemas oftalmológicos, problemas neurológicos. Várias coisas que precisam ser investigadas para que a estimulação seja voltada para o seu problema.Mas nada de panico, para tudo vai haver uma solução!
Olha, mais quando eu me refiro a estimular e estimular, não to dizendo para vocês saírem comprando todos os equipamentos de fisioterapia, fonodiologia... e tudo mais não.
 Eu sou a favor daquela estimulação feita com mais naturalidade, como sentar e ler um livro, cantar músicas, ensinar as cores, as formas... as comidas... ah tem tanta coisa. Ensinar brincando.Com amor... tranquilidade e confiança (sempre).
Coisas, das quais você ensinou(ou ensinaria) ao seu outro filho. Apenas com mais paciência, pois talvez ele tenha um tempo maior que o outro.
Muitas vezes eu escrevo, tentando exprimir minha experiência em relação a isso. Meu ponto de vista, minhas idéias, coisas que pesquiso... meu testemunho mesmo.
Espero está ajudando diversas mães que estão passando por esse momento difícil, a compreender que tudo é só questão de desconhecimento, medo do novo.
por isso vocês precisam se informar, conhecer pessoas na mesma situação, conversar com outras mães... só assim tirarão aquela falsa impressão que as crianças portadoras da sindrome de down são crianças incapazes de ter uma vida normal.
Mas... Você verá! 


Preciso ir.... Pedro me chamaaaaaaaaaa!!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Meu mundo sem você

Hoje eu fiquei pensando nessa maluquisse, da minha vida sem você... Sim, só pode ser maluquisse né?
Porque eu não nem consigo pensar na minha vida sem você...

Você chegou como um furacão, fazendo uma bagunça na minha vida.Tirando tudo do lugar... dando aquela sacudida, mas foi bom, sabe que eu precisava disso?
Sem você, eu continuaria sendo aquela pessoa egoista, preconceituosa e rancorosa. Você me ensinou e me ensina cada dia, que nós, seres humanos, precisamos aceitar as pessoas como elas são.Que devemos sempre dar uma chance as pessoas, elas vão nos mostrar que não há só um lado escuro.Você me ensinou que não temos controle por nossas vidas.Que estamos sujeitos a tudo, que não devemos nos sentir superior a nada e a ninguém.Com você aprendi ser mais tolerante, paciente(só um pouco) e a não guardar ressentimentos. Ter fé. Acreditar no  poder do amor.
Meu amor, eu aprendo mais e mais com você... Com sua chegada pude perceber quão equivocada estava a respeito das criançinhas igual a você, com esse sorriso encantador, esse olhar fascinante...Jeitinho conquistador!
Precisei viver a experiência de ser Mãe, para entender o que um amor de verdade pode fazer com a gente.
Eu só tenho palavras de amor e gratidão para você, porque cada momento ao seu lado só me enriquece e me transforma em uma pessoa melhor...
Você me ensinou que tudo é possivel quando de ser quer realmente. Quando se deseja de coração, quando se está disposto a tudo para realiza-lo. Eu tenho muito sonhos, e nunca vou deixar que pessoas frustradas com suas vidas, acabem com eles.
Meu mundo sem você, seria  SEM graça!
Obrigada por existir meu principe!!!

Lua de cristal - xuxa



Tudo pode ser, se quiser será
O sonho sempre vem pra quem sonhar

Tudo pode ser, só basta acreditar
Tudo que tiver que ser, será
Tudo que eu fizer
Eu vou tentar melhor do que já fiz
Esteja o meu destino onde estiver
Eu vou buscar a sorte e ser feliz
Tudo que eu quiser
O cara lá de cima vai me dar
Me dar toda coragem que puder
Que não me falte forças pra lutar
Vamos com você
Nós somos invencíveis, pode crer
Todos somos um
E juntos não existe mal nenhum

Vamos com você
Nós somos invencíveis, pode crer
O sonho está no ar
O amor me faz cantar
Lua de cristal
Que me faz sonhar
Faz de mim estrela
Que eu já sei brilhar

Lua de cristal
Nova de paixão
Faz da minha vida
Cheia de emoção

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cuidado com a Super-proteção

De férias em recife, sem tempo para escrever, minhas idéias meio confusas... Acabo não vindo aqui para compartilhar com vocês tudo que tenho vivido. Cada dia novo, um sentimento diferente.
No brasil pela primeira vez com o Pedro, tenho vivido situações diferentes, novas e muitas vezes intrigantes.

A convivência com outras crianças tem sido muito enriquecedora para ele, é notável sua alegria e entusiasmo diante de situações nunca vividas.O Anthony(meu sobrinho como a mesma idade) tem sido um espelho para ele, ele fica tentando fazer tudo que ele faz...A liberdade que está tendo também está sendo ótima, tenho certeza que ele está tirando proveito de cada momento. Aprendendo muitas coisas!
Cada pequena conquista me enche de orgulho e esperança. Por momentos me senti angustiada... Certo dia estava em frente a casa da minha mãe olhando a rua, quando me deparo com um rapaz aparentemente com seus 30 anos, vi em seus olhos um brilho ofuscado, passo acelerado, me parecia uma criança aprendendo a caminhar, inclinando todo seu corpo para frente como se fosse cair, suas roupas também eram infantis, mas ele era um homem, que deveria ser tratado como homem, mais todos o viam como uma criança. Como ele deveria se comportar? Imagino que ele cresceu achando-se uma eterna criança.
Aquela cena me deixou tão angustiada,eu chorei,imaginei em tudo que poderia ser feito para que o Pedro não fosse esse rapaz amanhã... A sua mãe, andava atrás, já era uma senhora.
 Fiquei pensando no tipo de estimulação que essa criança teve, será que eles o estimularam o quanto deveria?
Será que ele não reagiu bem aos estimulos dados?
Ai veio tantas dúvidas... Passei o resto do dia pensativa.
Daí me veio um pensamento de que se os pais daquele garoto o vestiam daquela maneira, deveriam também o trata-lo como criança. e mais, também deveria acreditar que ele seria incapaz de crescer e se tornar um homem, com vontades, opiniões, sonhos, metas...
Talvez aquela família não tenha tido um apoio para que ele fosse estimulado corretamente "por eles", pois somos nós que merecemos os méritos, afinal a maior estimulaçao é em casa.São dos pais. Que, ou acreditam no pontecial do seus filhos ou simplesmente não lhes dão chances de aprender e crescer. Eu não quero ser essa mãe. Eu não sou lá a senhora a paciência, não sou de passar todo dia naquela fissura de estimulacão, eu tento estimulado de forma tranquila, nas suas atividades normais, comer, tomar banho, trocando a sua roupa, cantando, brincando com seus brinquedinhos... tudo que faz parte de seu dia-a-dia.  Até agora ele tem respondido super bem aos nossos estimulos. ACREDITO,que o amor e carinho de damos também é essencial. Ele talvez sinta que nós confiamos que ele é capaz. Isso deve fazer toda diferença!
Conversando certo dia sobre o assunto, falamos de um rapaz de 30 anos que tinha aquela super proteção da mãe e do pai, os mesmos perteciam a classe média alta, poderiam ter dado uma estimulação muito boa ao seu filho,não que o dinheiro seja essencial,eles poderiam ter um apoio profissional melhor, mas como eu já falei antes,não basta só isso, tudo parece depender da estimulação dos pais, e se esses deixarem a responsabilidade nas mãos dos profissionais, os resultados não serão os mesmos. Eles na verdade, nos dão o apoio para que a estimulação seja feita por nós, afinal é conosco que eles passam a maior parte do tempo, e se os pais nao tiverem essa consciencia, as coisas vão andar, porém, bem devagar!
Eles davam a aquele apoio financeiro, os levavam aos melhores médicos, a melhor estimulação, mais colocaram a responsabilidade do bom desenvolvimento do filho nas mãos de profissionais, em casa, o tratavam co tamanha proteção onde ele não poderia(por achar que ele não era capaz) fazer absolutamente nada sozinho, nem mesmo suas necessidades fisiólogicas.
para comer, sua comida era amassada e sua carne desfiada... (detalhe, aos 30 anos). AGORA, vamos pensar, aonde está o problema, nos pais? ou no garoto que não foi capaz de aprender? Mas como ele iria aprender se não o deixavam fazer nada sozinho, ao menos tentar... e foi sua vida toda assim!
Escutando essas histórias eu tiro bastante lições para a estimulação do Pedro!
Por isso quero passar para vocês os meus pensamentos e apredizados, para que nós MÃES, não cometamos os mesmos erros. Precisamos sim ajuda-los, mas NUNCA, fazer por eles. precisamos ensinar e respeitar seu tempo para aprender! Só assim teremos filhos independentes, que possam se virá longe de nós. Para que se um dia, por ironia do destino se encontrarem sozinhos, possam saber viver.Precisamos prepara-los para vida, vocês não acham??


Vamos pensar nisso e nos policiar para não SUPER-proteger nossos filhos, afinal eles precisamos de chances e oportunidades para aprender e desenvolver.


**Vou aproveitar a última semana de férias, que apesar de terem ficado conturbadas, por motivos de saúde da minha mãe, gravidez da minha irmã casula...
Mas confio que dará tudo certo! Minha mãezinha vai precisar fazer uma nefrectomia(retirada de um rim). é bronca...

estou indo embora com o coração apertado, mas Deus está ao nosso lado, confiamos que tudo dará certo.Entrego nas mãos dele.
Eu sentirei muita saudade... mas logo ela se recupera e vai nos visitar na suiça esse ano! ou venho eu novamente daqui 1 ano.


Próxima segunda já estou de novo no frio, porém ao lado do meu amor, meu marido que estou morrendo de saudades!!!!